Primeiro contato
Em meados de março de 2016 recebi o convite por meio do Felipe Szatkowski, Co-founder & CIO do Canaltech, o desafio de participar de uma reestruturação da experiência da marca no mundo digital.
O Canaltech surgiu em julho de 2012 como um site parceiro do portal R7, da Rede Record. No ano de 2016 já despontava como uma das principais autoridades de conteúdo do mundo da tecnologia e com audiência bem expressiva de 40.000 usuários mensais apenas no site para consumir conteúdo em forma de texto, vídeo e podcast (consumer e corporate).
Minha função
Participei desse projeto como designer de produto em dupla com o Willian, também designer, em um time bem enxuto onde ao no decorrer do projeto fizemos entrevistas, workshops, análise heurística, estudos de concorrência/ benchmarking, prototipação em alta e baixa fidelidade, priorização de backlog entre outros.
Processos
Estávamos falando de um site de conteúdo com mais de 6 anos que nasceu e cresceu com diretrizes de blog, algo muito comum para a época então logicamente muita coisa já havia evoluído do ponto de vista de linguagem de programação, estudos usabilidade e design para o meio digital , além da explosão dos devices portáteis.
Com o card sorting conseguimos entender que o menu de navegação atual não fazia mais sentido e que os principais eram o tipo de conteúdo – notícias em texto, conteúdo corporate, vídeos e podcasts.
Com a etnografia conseguimos entender alguns “porquês” e que as pessoas queriam a liberdade para navegar e encontrar o conteúdo e mergulhar nesse mundode forma mais confortável e empoderado – afinal de contas, a internet é isso.
Posteriormente a descoberta tínhamos insumos suficientes para internamente os stakeholders vivenciarem as dores e necessidades das pessoas e assim priorizamos e tivemos vários insides para resolver essas questões.
Em um modelo adaptado de squad iniciamos a prototipação, testes e entre erros e acertos iniciamos o desenvolvimento e evolução.
Antigo x Novo
Tivemos muitos ganhos, eu sai do projeto antes da finalização do desenvolvimento, mas abaixo podemos ver algumas imagens que ilustram como o produto final ficou.
Os usuários foram colocado no centro das decisões, e por isso, conseguimos evoluir principalmente no que se diz respeito a organização da informação, um framework mais leve e consequentemente evoluir a receita e acessos do pontal.
O novo site se divido, como já dito, em 4 principais setores: