Skip to main content

É frustrante ter um bilhete único que não é único ou um Registro Geral (RG) que não é geral não é mesmo? Órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Privados  sempre criam uma nova carteirinha pelo simples fato de nada se conversar e de ninguém ligar realmente para a quantidade lixo que é gerado com isso… é CPF, CNH, Convênio Médico, Seguradora, Titulo de Eleitor, Reservista, Posto de Saúde, Drogaria, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Bilhete do Transporte Público, Crachá da Empresa, Cartão de Academia, Cartões fidelidade, Carteirinha da Instituição de Ensino, Carteirinha de Sócio Torcedor, Cartão de Deficiente, Carteira de Trabalho, Passaporte, Chip de Celular além da Carteira de Vacinação entre outros….

Seria trabalhoso, mas seria um mundo ideal o verdadeiro Registro Geral tudo em um!

Procurando emprego

Existem muito bons sites no mercado com ótimas oportunidades, inclusive sites gratuitos como apinfo, curriculum, infojobs, sine, trampos e vagas …

Para falarmos de qualquer assunto, precisamos analisar aquela atmosfera, não é mesmo? No último mês usei (bastante) sites e aplicativos de empregos, e que pude notar é a tentativa, mas ausência de vinculo seja no cadastro ou apenas login, com as redes sociais, mais especificadamente com a maior rede social de negócios da atualidade, o Linkedin.
É exaustivo estar desempregado por si só mas preencher tantos cadastros é mais ainda Será que quando se cria um novo portal de empregos não se pensa nisso? O usuário além do – portifólio no meu caso – linkedin e o “seu site de emprego”, tem que se cadastrar e manter atualizado suas informações em mais “987.634” sites também de emprego, o que torna a experiência bem frustrante.

 

Minha experiência

Não vou entrar no mérito de qual site é “mais bonito” ou o que poderia oferecer uma melhor experiência ao usuário, mas a questão que sempre me frustrou e frustra é a ausência de unificação dos dados seja no mundo físico ou virtual.

Navegando pela seção de Empregos do Linkedin, me deparei com várias vagas onde você pode se candidatar diretamente por lá, mas em outros casos você é direcionado para o site da empregadora ou até mesmo para outro site de empregos.

linkedIn empregos

Tela de busca de empregos do Linkedin

Diferencial

Me candidatei a várias vagas na Nubank, por exemplo, por conta dessa facilidade do portal workable que foi direcionado e ele permite você clicar em um botão mágico e “Voilà“, tudo preenchido como mágica, sem dor nem sofrimento (veja abaixo)! Inclusive a Nubank tem algo que acho muito legal, ela lhe da um retorno mesmo “negativo” sobre sua candidatura, isso humaniza o processo e torna menos árduo essa experiência já tão exaustiva.

workable

O pulo do gato

O Linkedim fornece de mão beijada a “API add to profile” que preenche tudo ou quase tudo, tornando a experiência do usuário mágica e o mais legal é que isso pode ser implementado no cadastro e aumentar consideravelmente seus cadastros além de outros benefícios. #ficaadica

Outra coisa simples que poderia  ser pensada é acrescentar ao filtro a opção de não ver/ remover vagas já visualizadas e vagas que você já se candidatou (isso pra mim vale para qualquer busca).

Conclusão

Enquanto isso, continuo aqui me preocupando em me cadastrar e procurando emprego freneticamente em 8348 sites onde esse processo de cadastro e atualização é bem sofrido!!! o/

desespero

h4

Tel.: +55 (11) 98808 0101